sexta-feira, 23 de maio de 2014

Maquinas Operatrizes



   O conjunto mecânico responsável pelos movimentos destinados à remoção do sobremetal recebe a denominação de máquina operatriz ou máquina-ferramenta.
 Existe, na indústria, uma variedade de máquinas operatrizes. Provavelmente, você conheça ou opere algumas delas: tornos, fresadoras, mandriladoras, plainas, furadeiras,retificadoras cilíndricas ou planas, máquinas copiadoras e máquinas de eletroerosão.

A escolha de uma ou outra máquina depende das especificações técnicas exigidas da peça tais como formato do produto, acabamento superficial e exatidão dimensional.
Portanto, com o auxílio das máquinas operatrizes, é possível obter superfícies com formatos diversos, isto é, planas, curvas, cilíndricas, cônicas e outras.

Além de atender às especificações técnicas exigidas na fabricação de determinado produto, as máquinas operatrizes tanto fabricam peças unitárias quanto produtos em larga escala.
Os principais movimentos de usinagem são: movimento de corte; movimento de
avanço e movimento de profundidade.
                                       
                                      Movimento de corte
  O movimento de corte consiste na volta ou curso dado no material bruto ou na ferramenta para remover o sobremetal localizado neste percurso. Nos manuais,e demais documentos, o movimento de corte é indicado pelas letras mc. O movimento de corte gera o comprimento do cavaco.

                                     Movimento de avanço
Já o movimento de avanço possibilita a retirada do sobremetal nas voltas ou cursos seguintes, dando origem à espessura do cavaco. O movimento de avanço é indicado nos manuais, catálogos e demais documentos pelas letras ma.

                                   Movimento de profundidade
O movimento de profundidade, por sua vez, permite a regulagem do corte,gerando a largura do cavaco. Nos manuais, catálogos e demais documentos, o movimento de profundidade é indicado pelas letras mp. O movimento de profundidade difere do movimento de avanço uma vez que é realizado a cada passe feito.
Observação - Passe é o percurso realizado no movimento de avanço.

Em algumas situações de usinagem, podem ocorrer dois movimentos de avanço:
um movimento principal (map) e um movimento secundário (mas).
Pelo que você acabou de ver, podemos estabelecer as seguintes relações:
• movimento de corte comprimento do cavaco;
• movimento de avanço espessura do cavaco;
• movimento de profundidade largura do cavaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário